No fim de semana, Detran autua diversos motoristas em cinco cidades

O DETRAN, como é conhecido o Departamento Estadual de Trânsito, é uma iniciativa do Governo Federal que coloca sobre responsabilidade deste órgão todos os constituintes do trânsito em sua área de jurisdição, nesse caso em toda área de um determinado Estado. A divisão do controle do trânsito em estados faz com que aumente a abrangência no atendimento da população, facilitando a administração de todas as estradas e ruas pertencentes ao longo do território nacional.

Vale ressaltar que cada departamento de cada Estado, é estritamente responsável pela criação e forma de atuação das leis vigentes em sua área, e que esse poder é plenamente concedido pela Constituição Federal do ano de 1988, permitindo a criação da administração indireta.

O órgão responsável pela jurisdição do Rio de Janeiro, estado localizado na região Nordeste do Brasil, é o DETRAN-RJ. Dentre os principais serviços oferecidos pelo departamento, pode-se citar, por exemplo, toda a parte que cuida da Habilitação de Condutores, como os Cursos de Formação e a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (a única forma de conseguir ter a sua CNH), e toda parte de registro de veículos, objetivando sempre transformar o tráfego em um lugar confortável e principalmente seguro para todos os pedestres e motoristas, coabitando de uma forma simples e respeitosa.

O atendimento da população do Estado é feito entre os diversos postos de atendimento espalhados pelas cidades do Estado, além das CIRETRANS (Circunscrições Regionais de Trânsito) e dos vários postos credenciados como despachantes e Cursos de Formação de Condutores. Para visitar a sede do departamento no Estado, o endereço está localizado na Avenida Perimetral Leste, número 113, no bairro Cidade Esperança, na capital do estado, Natal. O horário de expediente do Detran Rio de Janeiro vai das 08h00min às 14h00min horas de segunda a sexta-feira.

Entenda mais sobre o Seguro DPVAT e saiba porque você deve pagar esse imposto em dia.

Para disponibilizar um contato rápido e prático com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, o órgão disponibiliza um site com todas as informações necessárias sobre os serviços disponíveis, além de viabilizar consultas rápidas referentes a documentos, tanto referentes a habilitação como para veículos.

Para acessar, basta entrar no endereço eletrônico www.detran.rj.gov.br (o site fica disponível 24h por dia, os sete dias da semana, diferente do espaço físico). Para estabelecer um contato por telefone com o órgão basta discar o número 0800-0841514. Quem acessar o site para esclarecer a dúvida, não paga absolutamente nada por isso, o acesso é gratuito e a informação também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *