ELETROBRÁS INDICA: Dicas de como economizar energia

Economia de Energia
Economia de Energia

Nós necessitamos de energia elétrica para fazer as atividades mais básicas do nosso dia a dia e sabemos que é muito importante economizá-la. Devemos levar em consideração o grande custo da energia elétrica e ainda o impacto ambiental provocado pelo seu alto consumo, já que este recurso é gerado especialmente a partir da água. Portanto, vamos conferir algumas dicas para economizar energia elétrica:

Leia também os outros artigos da categoria Sustentabilidade e aprenda a economizar o seu dinheiro e ainda a ajudar a cuidar do nosso planeta.

Lâmpadas e iluminação

Utilize em sua casa as lâmpadas fluorescentes compactas. Elas são muito mais econômicas do que as incandescentes e ainda duram muito mais, fazendo com que você não precise ficar comprando lâmpadas. No entanto, é válido lembrar que elas devem ser descartadas corretamente, evitando riscos à saúde. Aproveite ao máximo a luz solar, deixando as cortinas abertas para que não seja necessário acender as luzes cedo. Não deixe lâmpadas acesas em ambientes onde não houver ninguém.

Outra dica e pintar a casa com cores claras, preferencialmente o branco. Estas tonalidades irão refletir a luz e deixar o ambiente iluminado por mais tempo. Você pode adicionar sensores de presença em locais onde as pessoas não ficam por muito tempo como a entrada de casa, escadas, corredores. Assim as luzes só ficam acesas quando houver alguém no ambiente.

Os dimmers que controlam a intensidade de luz também são excelentes para evitar o desperdício e ainda podem servir para criar um clima no ambiente, especialmente nos momentos a dois. Aproveite a luz natural em sua casa por meio de clarabóias e coloque a mesa de trabalho ou leitura perto da janela.

Geladeira

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia, portanto alguns cuidados para evitar o desperdício são importantíssimos. Um hábito comum é forrar as  suas prateleiras, no entanto, isso deve ser evitado já que dificulta a passagem do ar frio e faz com que o consumo precise ser maior. Evite também colocar sacos plásticos dentro do eletrodoméstico. A localização da sua geladeira na cozinha é muito importante. Ela deve ficar em um local fresco e arejado, protegida da luz solar ou de qualquer fonte de calor (a geladeira e o fogão não devem ficar próximos, especialmente lado a lado, já que um atrapalha o desempenho do outro). O aparelho também não deve ficar encostado na parede ou em móveis.

Utilizar a parte de trás da geladeira para secar roupas ou calçados pode trazer muita eficiência mas acaba aumentando e muito o seu consumo de energia elétrica. Colocar alimentos quentes na geladeira também faz com que o aparelho aumente o seu consumo.

Vale sempre aquela velha regrinha de pegar ou guardar tudo na geladeira de uma vez e rapidinho, nada de ficar pensando com a porta aberta. Para isso, você deve decidir o que vai pegar ou separar tudo o que tiver que colocar na geladeira antes de abrí-la. Descongele a sua geladeira sempre que tiver acúmulo e não deixe o aparelho trabalhando em sua potência máxima.

A escolha do eletrodoméstico também é importante. Os modelos mais antigos consomem mais energia elétrica, portanto, trocar a geladeira velha por uma nova é um investimento que traz um bom retorno, fazendo com que você economize muito na sua conta de luz. Ao escolher a sua geladeira, dê preferência àquelas que trazem o selo do Procel, se possível da categoria A, a mais econômica. Verifique sempre se a borracha de vedação que fica na porta do aparelho está fechando corretamente. Com o tempo ela vai se modificando e pode ficar endurecida ou frouxa, fazendo com que a geladeira não fique completamente fechada. Para fazer o teste, você deve colocar uma folha de papel entre a borracha e o batente da porta. Após isso, feche a geladeira e tente retirar o papel. Se ele cair ou sair facilmente, é sinal de que a borracha precisa ser trocada. Se oferecer alguma resistência ao sair, pode ficar tranquilo. Faça o teste em pontos diferentes da porta da geladeira.

Chuveiro

O chuveiro é responsável por grande parte do consumo de energia elétrica de uma casa. Por isso, é importante tomar banhos rápidos (8 minutos são suficientes). Desligue o chuveiro para se ensaboar. Procure deixar a chave sempre no verão, só usando o modo inverno em casos de frio extremo. Tomar banhos com o chuveiro muito quente além de aumentar o consumo de energia elétrica, fazer com que você gaste mais dinheiro e ainda agredir o meio ambiente, ainda faz com que a sua pele fique ressecada, envelheça precocemente e pode acarretar vasinhos e varizes.

Máquina de lavar e ferro de passar

Procure acumular o máximo de roupas possível para lavar e consequentemente passar. Confira também o Truque para deixar as roupas mais macias, assim você gasta menos energia, já que passará as roupas com mais facilidade e ainda não fica por tanto tempo se dedicando a esta tarefa. Aproveite o calor do ferro desligado para passar as últimas peças e alise-as com as mãos antes de passar para que fiquem mais esticadas. Evite usar estes aparelhos no horário de pico.

Aparelhos eletrônicos

Sempre que terminar de usar um aparelho, retire-o da tomada. As fontes ainda continuam consumindo energia. Os aparelhos que ficam no modo stand-by também gastam muita energia, portanto, caso não vá religar o aparelho nos próximos 10 minutos, retire-o da tomada. Não vale a pena pagar a mais apenas por aquela luzinha acesa, ou vale? O computador também não deve ficar ligado quando não estiver sendo usado. Se você for usar logo, pode deixá-lo no momo “espera” ou se for sair por menos até 10 minutos, desligue apenas o monitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *